domingo, 21 de fevereiro de 2010

SEMANA DA BÍBLIA

SEMANA DA BÍBLIA

PARA ENSINAR O VALOR QUE A BÍBLIA DEVE TER EM NOSSA VIDA, TENHO USADO ILUSTRAÇÕES QUE VENHO APRENDENDO E COLECIONANDO DURANTE OS MEUS ANOS DE MAGISTÉRIO, CLARO QUE NUNCA USEI TODAS DE UMA SÓ VEZ. CONFORME A TURMA E O MEU MOMENTO ESCOLHO UMAS CINCO DELAS E USO NO MÁXIMO UMA POR DIA, DEPENDENDO DA TURMA USO QUATRO E JÁ OUVE ANOS QUE USEI APENAS TRÊS DELAS. FAÇAM BOM PROVEITO. CARTA: Levar à classe uma carta envolopada com selo e tudo, além de outras correspondências de pagamento, o que normalmente recebemos nos dias de hoje. Reabri-las diante das crianças e mostrar o enfado que é receber a correspondência que exige que façamos pagamentos, embora sejam justos. Em contra partida demonstre o prazer e a alegria ao receber uma carta de um amigo, talvez; um amigo querido que há muito tempo não se encontrem. Leia as novidades, demonstre a saudade e a alegria por receber notícias. Inclua nesta carta o desejo que o amigo tem de que tudo esteja bem com você.

Neste dia combine com alguém para que venha à classe e entregue um envelope, pode ser uma caixa, tipo sedex, endereçada aos Seres Humanos - Sistema Solar - nome do colégio e série; e como remetente coloque Criador do Universo - Trono Celeste. Faça um suspense, leia o endereço e pergunte: Será alguma conta a pagar? Ou será de um amigo? Leia o remetente. Abra vagarosamente. Dentro desta caixa deverá ter uma Bíblia que deverá estar exposta todos os dias, pelo menos durante esta semana. GALERIA DE ARTES: Leve quadros ou figuras de telasfaça uma exposição depois de ter conversado sobre isso com os alunos. Entre os quadros expostos coloque a Bíblia e espere ou provoque o questionamento sobre o por que da Bíblia fazer parte da exposição. Diga-lhes que a Bíblia é uma perfeita galeria de artes, pois o nosso GRANDE ARTISTA fez para nós, quadros lindos não em telas, mas na natureza, no mundo ao nosso redor, porque nos ama e quer nos ver

alegres e felizes. que você saiba a história de como foi feito ou sobre o que o artista quis transmitir com ele, e

LÂMPADA: Levar para a sala de aula vários tipos de lâmpadas: vela, lampião, farolete, vários tipos lâmpadas e a Bíblia. Pergunte para que servem as lâmpadas. Servem para iluminar o que queremos ver; pode ser alguma coisa ou um caminho. Se o caminho for escuro o que pode acontecer? Podemos tropeçar se houver algo no meio. A esta altura vão dizer que a Bíblia não combina com as lâmpadas ou perguntarão como ela ilumina. Pode-se dizer que a Bíblia ilumina o caminho da nossa vida quando lemos nela as dicas que Deus deixou para nos ensinar como viver bem e ser e fazer outras pessoas felizes, sem tropeçar nas teimosias,nas vontades de empurrar, nas preguiças, nas brigas, etc.

TESOURO: (Costumo usar esta ilustração ou a da carta sempre como a primeira; e s e uso uma não uso a outra). Faço um mapa em papel pardo, imitando um mapa do tesouro usado em filmes de piratas; queimo as bordas para parecer mais real e procuro traçar uma rota com indicações de quantidades de passos à direita, à esquerda, quantidades de degraus a serem subidos ou descidos, portas, etc., tudo adaptado ao espaço físico disponível da escola, para depois, com os alunos sair à procura do tesouro que deverá ser uma caixa, se possível de madeira, com muitos lenços ou papéis de seda dentro e sobre eles a Bíblia. Antes de mostrar o mapa conte a história O MAPA PARA O CÉU (Aguarde que vou postá-la em breve com ilustrações em quadrinho e já está colorida. É uma graça!), e só depois diga que encontrou um mapa e mostre para as crianças questionando a veracidade dele, se devem ou não seguir as pistas.

MARTELO: Levar um martelo e questionar a sua utilidade: ele martela, ele arranca pregos, pode construir e também destruir. A Bíblia se parece com um martelo porque ela destrói o nosso coração de pedra, duro pelas teimosias e maldades e prega nele o amor de Jesus por nós.

PRESENTE: Levar uma caixa de presente bem atrativa contendo a Bíblia. Questionar quem gosta de ganhar presentes, como se sentem e por quê gostam. A Bíblia é um presente de Deus que nos ama muito e que serve para usarmos em todos os momentos felizes, mas também quando nos sentimos tristes. Como é que devemos cuidar de um presente que ganhamos? (Aproveite este questionamento para orientar quanto ao cuidado e respeito que devemos ter com a Bíblia).

BÚSSOLA: Levar uma bússola e questionar a sua utilidade. A Bíblia também é como uma bússola que direciona as nossas atitudes para chegarmos ao Céu e sem nos perdermos pelo caminho, evitando que passemos por dificuldades ou sofrimentos desnecessários.

4 comentários:

  1. Mana lindíssima, seu Blog esta 10, gostei muito do LIVRO DO EU, vai me facilitar a sondagem dos pequeninos do estágio 3,

    ResponderExcluir
  2. EU AMEI AS ILUSTRAÇOES REFERENTES A BIBLIA,OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, VOU COPIAR PARA USAR COM MINHAS CRIANÇAS NA IGREJA, POIS AMO MUITO O MINISTERI INFANTIL.UM GRD ABR.DILCEIA

    ResponderExcluir
  3. Fi, eu fiquei muito feliz ao ver o seu comentário. Sei que vc precisa de atividades para trabalhar o nome com as crianças da Educação Infantil, então, como prometi, vou postar algumas, já, já, ok?

    ResponderExcluir
  4. Dilceia, fiquei muito contente em saber que as atividades que uso já há uns vinte anos ainda podem ser úteis. Vou continuar postando algumas sobre a Bíblia e se vc precisar de algum material diferente pode escrever que eu coloco, ok?
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir